O que é a Equoterapia?

24/08/2021

A equoterapia também chamada de equiterapia, hipoterapia, terapia assistida por cavalos é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Conceito formulado pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia).
É também considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

Como funciona o tratamento da equoterapia?
O tratamento da Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Qual os benefícios da equoterapia?
A prática da Equoterapia objetiva benefícios: físicos, psíquicos, educacionais e sociais. Ganhos reais com autoestima e autoconfiança, postura, fala, desenvolvimento social, melhora da capacidade de comunicação e muito mais.

Quem deve fazer equoterapia?
A prática é muito recomendada para pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:
– Doenças de origem: genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas;
– Sequelas de traumas e cirurgias;
– Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
– Distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

O atendimento com a equoterapia será iniciado após parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica. As atividades equoterápicas devem ser desenvolvidas por equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, integrando profissionais nos campos da saúde, educação e equitação.
As sessões de Equoterapia podem ser realizadas em grupo, contudo o planejamento e o acompanhamento devem ser individualizados. Para acompanhar a evolução do trabalho e avaliar os resultados obtidos, deve haver registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas com os praticantes.
Uma preocupação constante de toda a equipe é a segurança física do praticante, tendo em vista principalmente o comportamento e atitudes habituais do cavalo e às circunstâncias que podem vir a modificá-los, como alguma ação ao redor que retire sua atenção do processo; observar a segurança do equipamento de montaria, particularmente correias, presilhas, estribos, selas e manta; o local das sessões onde possam ocorrer ruídos anormais que venham assustar os animais.

Foi instituída como data comemorativa dia 09 de agosto pela Lei nº 12.067/2.009 com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.

Colabore com a construção da Equoterapia do CIRAS: Contamos com você para realizar esse grande sonho de ampliar e continuar nossa missão na comunidade Sergipana, ajudando as pessoas com deficiência física e intelectual, agora através da Equoterapia. É simples, É fácil: acesse o site
https://vaka.me/2085357

Faça a sua contribuição. 
Agradecemos por você colocar seu nome em nosso mural dos doadores desse projeto!❤️

Um pouco sobre o projeto:
O Espaço de Equoterapia CIRAS 7C´s foi pensado com intuito em ofertar atendimento especializado às pessoas com deficiência, através da Equoterapia - método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
É de conhecimento de toda sociedade que em Aracaju não possuímos nenhum espaço que ofereça terapia com cavalos e por isso abraçamos essa empreitada pela construção desse projeto.

Fontes:

 

Compartilhe com os amigos!