Educação

EDUCAÇÃO

O programa educacional corresponde ao conjunto de ações e estratégias pedagógicas para garantir o percurso escolar e aprendizagem dos alunos. Seu currículo é baseado na importância de respeitar o pleno desenvolvimento do educando: cognitiva (atenção, memoria, imaginação e criatividade), biológico (coordenação motoras e habilidades manuais, força, resistência e equilíbrio), sócio-educacionais (estabelecimento de regras e vínculos) .

O Ciras aplica seus programas de acordo com a Lei de Diretrizes Básica da Educação, sobre recursos educacionais especiais, que visa apoiar e complementar o ensino regular com atendimento especializado e / ou em grupo.

Seus currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica programados para cada um alcançar o máximo do seu potencial.

Público atendido: Os alunos são atendidos na sede de Santa Maria, a partir de 6 anos de idade, com Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Deficiência Múltipla, e demais atrasos de desenvolvimento da linguagem e comunicação.

 

 ATIVIDADES e Metodologias

 Plano de Desenvolvimento Individual de cada aluno, histórias sistemáticas juntamente com a família.

 Desenvolvimento de projetos, utilizandodo Currículo Funcional Natural como proposta para usar as habilidades e aptidões que podem ser utilizados por eles em sua vida, para que sejam mais autônomos e produtivos, são ofertados de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.

 Aplicação do sistema de comunicação por trocas de imagem – PEC’s permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar, e não se expressa oralmente, pelo fato de associar o som a figura/imagem, pode desenvolver a própria comunicação oral. 

- Formação continuada de professores, com termas de acordo com a necessidade pedagógica; 

- Planejamento de atividades, registro de evoluções e elaboração de relatórios;

 - Atuação com a equipe multidisciplinar para discutir casos e intervenções para melhor desenvolvimento do educando;

 - Inclusão Digital sendo uma área do conhecimento de características que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, que facilita a aprendizagem, comunicação e interação do aluno com computador, utilizando softwares educativos.

 PROGRAMAS

 Atendimento Educacional Especializado – AEE

 A instituição tem o parecer nº 353, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, ao Credenciamento e Autorização, a ministrar a Educação Básica, na modalidade de Educação Especial, por meio do Atendimento Educacional Especializado. Baseia-se em um plano de atendimento individualizado, realizado na sala de recursos multifuncional, cujos pedagogos organizam recursos adaptados e de acessibilidade que atendam as demandas das necessidades específicas de cada aluno. Objetivando complementar o

 processo de ensino e aprendizagem oferecido no ensino regular, trabalhando aspectos como Percepções (visual, auditivo, tátil), grafismo, conceitos básicos, memória, comportamento, linguagem verbal e não verbal e expressão.

 Atividades em Sala de Aula (Grupo) 

Interface com programas de saúde e assistência social, aplicando os planos educacionais para elaboração das metas e objetivos e conceitos úteis para à vida do aluno. Seu currículo inclui habilidades compatíveis com a idade cronológica, no desenvolvimento da autonomia, vida diária e prática, comunicação social, comportamento, aptidão, talento e habilidades acadêmicas funcionais.

Núcleo de desenvolvimento Infanto Juvenil

 Atende crianças e adolescentes de 6-14 anos, em parceria com Assistência Social e Saúde. As pedagogas e educadores são responsáveis pelas atividades que da ênfase a ludicidade, recreação e psicomotricidade, respeitando as etapas do desenvolvimento do cognitivo, afetivo e coordenação motora.

 Espaço Superando Barreiras de Jovens e Adultos 

Em parceria com a Assistência Social, o setor é responsável pela aplicação e realização de tarefas do cotidiano, com foco em atividades comuns como: cuidados pessoais, habilidades sociais, lazer segurança, preocupações pessoais, sociais, habilidades de vida e gestão de dinheiro, dentre outros (transportes), todos os materiais didáticos do programa são diversificadas e adaptadas.

 

NÚCLEO INFANTO JUVENIL

O núcleo especializado de autismo, atende a crianças com de TID (Transtorno Invasivo do Desenvolvimento) e deficiências múltiplas na faixa etária de 5 a 13 anos de idade, tendo acompanhamento pedagógico, social e psicológico. O presente trabalho está baseado no método cfn (currículo funcional natural), focado no aprendizado de habilidades que podem ser utilizadas na vida cotidiana do indivíduo, ou seja, habilidades práticas e úteis.

O programa além de proporcionar o desenvolvimento da capacidade motora e sensório-perceptiva, possibilita ainda ao assistido, a execução e controle apropriado dos movimentos por meio de:

Posturas adequadas, equilíbrio e locomoção independente;
Capacidades cognitivas, através do ambiente, oferecendo estímulos visuais e relações significativas que cause efeito;
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais para comunicar-se com os demais, através de expressão oral e gestual;
Motivação, orientar e treinar os pais e demais familiares como principais agentes de estimulação no lar.
Dentro destas atividades, inclui-se psicomotricidade, desenvolvimento de habilidades básicas, visual, motor e senso-perceptivo, através de atividades de educação física, artes e música. O método didático adaptado a esse público é o pec’s e teacch.

Assistidos permanentes / mês: 106 assistidos.

Endereço: rua rosa azul, 360 - santa maria aracaju cep:49043-800

Rua Rosa Azul, 360
Santa Maria
Aracaju-SE
49043-800

3012-2184 / 3248-0011 / 9-9883-8181

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 8:00 às 17:00